Terça, 24 de Maio de 2022 02:10
(93) 99227-6189
Brasil Descoberta

Pesquisador brasileiro descobre nova espécie de lagarto no Oriente Médio

O réptil vive nos desertos da Arábia Saudita, Jordânia, Israel e Egito. É um dos menores lagartos do mundo, medindo menos de três centímetros

14/04/2022 11h20
Por: Marcos Santos
Pesquisador brasileiro descobre nova espécie de lagarto no Oriente Médio

Por Ana Carolina Maia

O biólogo Marco Antônio Ribeiro Junior, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, especialista  em taxonomia de répteis, descreveu uma nova espécie de lagarto chamada, Tropiocolotes yomtovi, encontrada nos desertos da Jordânia, península do Sinai, no Egito, Arábia Saudita e Israel. A descoberta é resultado do trabalho de pós-doutorado do pesquisador, iniciado em 2018.

O mini lagarto vem sendo tema de diversos estudos e pesquisas nas universidades e museus da Europa e Oriente Médio, entretanto a espécie era desconhecida pela ciência. “O réptil estava recebendo o nome de uma outra espécie. Na prática, conhecíamos algo que nunca existiu oficialmente, pois não estava devidamente descrito. Com o nosso estudo, a espécie agora se encontra oficialmente conhecida e pode receber políticas de conservação específicas para ela”, explica Ribeiro Junior.

Pequenino e de hábitos noturnos

Considerado um dos menores vertebrados terrestres conhecidos, mini Tropiocolotes yomtovi tem menos de três centímetros de tamanho. “O processo respiratório dele é semelhante aos dos insetos. Vive em desertos rochosos é um animal noturno, durante o dia se esconde em pequenos buracos embaixo de pedras e não sai dos esconderijos, pois correm o risco de morrer em questão de minutos devido à desidratação”, comenta o pesquisador. 

Artigo Científico

A descoberta do novo lagarto foi publicada no início de março na revista científica Journal of Zoological Systematics and Evolutionary Research com o título “Taxonomic Revision of the Tropiocolotes nattereri (Squamata, Gekkonidae) species complex, with the description of a new species from Israel, Jordan and Saudi Arabia”. O estudo foi liderado pelo taxonomista de répteis, Dr. Marco Antônio Ribeiro Júnior, em parcerias com pesquisadores de universidades da França, Alemanha, Espanha e Israel.

O biólogo celebrou o resultado do trabalho e afirma que ainda há uma diversidade enorme de espécies no mundo para serem descritas, no entanto existem alguns impedimentos. “A falta de especialistas na área, associada a falta de incentivo à ciência através do financiamento de pesquisas com descrições de espécies novas, se torna o principal  gargalo para que avanços nessa área sejam alcançados de forma substancial”, aponta. 

Trabalho na Amazônia

Além do Tropiocolotes yomtovi, Marco Antônio descobriu três outras espécies de lagartos na Amazônia, contabilizando um total de doze novas espécies descritas na Ásia, África e América do Sul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém - PA
Atualizado às 01h53 - Fonte: Climatempo
25°
Trovoada e chuva

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
22 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias