Terça, 24 de Maio de 2022 03:25
(93) 99227-6189
Santarém Santarém

Governo entrega Terminal Hidroviário de Santarém, o maior e mais moderno do Norte

O terminal beneficiará mais de 310 mil habitantes da região do Baixo Amazonas

18/04/2022 10h59
Por: Marcos Santos
Governo entrega Terminal Hidroviário de Santarém, o maior e mais moderno do Norte

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entrega nesta quarta-feira (20), as obras de construção do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém - Joaquim da Costa Pereira – o nono porto entregue na região, beneficiando mais de 310 mil habitantes do Baixo Amazonas.

Considerado o maior e mais moderno terminal hidroviário público de passageiros do Brasil, o Estado investiu mais de R$ 74 milhões na obra. O governador do Estado, Helder Barbalho, o presidente da CPH, Abraão Benassuly, e demais autoridades, participam da cerimônia de entrega, a partir das 17h.  

Toda a estrutura foi pensada para receber grandes embarcações na região, como por exemplo, cruzeiros, inclusive internacionais, que devem fomentar a atividade turística na região, gerando emprego e renda. Além disso, o terminal estará pronto para oferecer viagens diárias para os estados do Amapá e Amazonas, por exemplo. A construção do terminal representou a criação de 850 postos de trabalhos, com a geração de 700 empregos diretos e 150 indiretos na região.

O porto, que será administrado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria de Portos, recebeu o nome de Joaquim da Costa Pereira, empresário do município, falecido em 6 de janeiro de 2010, e que contribuiu para o desenvolvimento da região.

Estrutura - Preparado para receber mais de três mil usuários por dia, o terminal conta com guichês para venda de passagens, guarda-volumes, carrinhos para bagagens, cadeiras de rodas, e têm mais de 22 mil metros quadrados de área construída. A sala de embarque oferece 1.205 cadeiras longarinas, rede wi-fi gratuita e duas escadas rolantes, que facilitam a acessibilidade ao segundo piso.

Climatizado, o equipamento público tem vestiários e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência. A área inclui ainda farmácia, três lanchonetes, restaurante, e espaços para instalação de lojas e quiosques, além de salas para órgãos de segurança e justiça, como Polícia Militar, Conselho Tutelar e Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon). 

Para auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, o espaço tem rampa metálica biarticulada, passarela coberta em concreto e flutuante com oito fingers para atraque das embarcações. Na área externa, o estacionamento tem 5.800 metros quadrados e inclui vagas para carros, motocicletas e bicicletas, além de pontos cobertos para táxis e ônibus.

Já o terminal de cargas tem um galpão com mais de seis mil metros quadrados para abrigar cargas e utensílios dos passageiros.

Integração - A exemplo do modal rodoviário, o Governo do Pará, por meio da CPH, segue investindo no modal hidroviário e já entregou à população os terminais hidroviários de Terra Santa, Faro, Curuá, Prainha, Almeirim, Santana do Tapará (distrito de Santarém), Óbidos e Monte Alegre, todos na região do Baixo Amazonas, concluindo assim, o projeto de integração fluvial criado pela atual gestão.

Abertura: 20/04/2022 17h00

Encerramento: 20/04/2022 19h00

Local: Terminal Hidroviário de Santarém

Endereço: Rua Araguarina, SN, bairro Prainha

Contatos: Bruno Magno (Secom): (91) 98109-0841

Fonte: Agência Pará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Santarém - PA
Atualizado às 03h13 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
7 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias