Terça, 24 de Maio de 2022 03:26
(93) 99227-6189
Notícias Regionais Cidades

Projeto fornece qualificação para empreendimentos sociais de Juruti

Ação, que é parceria do Instituto Juruti Sustentável e da Alcoa Fondation, visa apoiar organizações com forte atuação social no município

05/05/2022 18h59
Por: Marcos Santos
Projeto fornece qualificação para empreendimentos sociais de Juruti

No último final de semana, iniciaram as formações para organizações sociais, o "Formar Gestão dos Empreendimentos Sociais", em Juruti. A ação, parceria do Instituto Juruti Sustentável (IJUS) e da Alcoa Fondation, foi incorporada ao Projeto Ingá. A cada etapa, são criados espaços de formação qualificada para regiões dos Peaexs do Curumicuri, Prudente Monte Sinai e a Apa do Járá no município paraense. A formação também é ampliada para outras regiões.

A ação visa apoiar organizações com forte atuação social em Juruti. Em 200 horas de formação, as iniciativas irão passar por 3 ciclos formativos e uma rodada de negócios. O programa é implementado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), beneficiando empreendimentos sociais, urbanos e rurais.

Os alunos irão vivenciar técnicas, da gestão organizacional à comercialização. Cada ciclo tem duração de 40 horas. O Formar Gestão objetiva promover o fortalecimento dos empreendimentos sociais através dos sistemas de gestão, produção ou serviços e comercialização.

“O IEB construiu uma metodologia de formação, com ferramentas participativas, e de construção do conhecimento. São várias ferramentas pedagógicas e autores envolvidos na educação na formação no conhecimento.”, afirmou Marcelo Alves, analista socioambiental do IEB e responsável pelas oficinas.

Percurso com 40 horas formativas em cada um dos ciclos:

1º Ciclo – Oficinas sobre organização. Mais o Tempo Comunidade;

2º Ciclo – Oficinas, produção e serviços. Mais o Tempo Comunidade;

3º Ciclo – Oficinas, comercialização (rodada de negócios);

A etapa final do Formar Gestão será na semana do festival das tribos de Juruti, o “Festribal”, finalizando as formações e propiciando ao público e aos formandos uma experiência de negócios. A etapa “Rodada de negócios” dará oportunidade para todas as organizações participantes exporem seus serviços ou produtos à população.

Damião Soáres, Presidente da Associação Atlética Real Juruti, falou desta oportunidade, do espaço poder propiciar o compartilhando trabalho que cada instituição vem desenvolvendo no município e este aprimoramento, “hoje a gente pode contar com o IJUS e os parceiros no decorrer do ano todo. Vamos correr com oficinas até o mês de setembro, e lá em julho na semana do no festival das tribos, iremos poder demostrar pro público todo nosso trabalho”.

Elienson Oliveira, Coordenador do abatedouro de frango Vila Souza, falou sobre suas impressões da formação: “Gerou uma expectativa grande de resultado pra que desenvolva nossas atividades na zona rural, fazíamos o trabalho, mas faltava um conhecimento. Essas atividades vêm fortalecer”.

Visando a sua ampliação e fortalecimento, o curso foi incorporado ao projeto Ingá, o qual apoia a formação de capital humano local para a autonomia da gestão e liderança do território, proteção e conservação de florestas nativas, restauração de áreas degradadas, apoio ao empreendedorismo e a estruturação do observatório de indicadores de desenvolvimento sustentável do município de Juruti trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no território.

O Ingá é coordenado pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com investimentos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), da Alcoa, do Instituto Alcoa, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), e parcerias do Instituto Vitória Régia (IVR), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Centro de Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).

Fonte: Instituto Juruti Sustentável

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Santarém - PA
Atualizado às 03h13 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
7 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias