Terça, 25 de Junho de 2024 12:39
(93) 99227-6189
Geral MEIO AMBIENTE

Governo do Pará assina Pacto Interfederativo pela Prevenção e Controle de Incêndios

O pacto entre Estado e União busca o planejamento e implementação de ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais e outras for...

05/06/2024 17h22
Por: Marcos Santos Fonte: Secom Pará
Crédito: Ricardo Stuckert / PR
Crédito: Ricardo Stuckert / PR

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Pará, Helder Barbalho assinaram, nesta quarta-feira, 5, o Pacto Interfederativo pela Prevenção e Controle de Incêndios. A parceria entre Estado e União foi firmada em uma solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília.

Conforme o Governo Federal, o pacto visa o planejamento e implementação de ações colaborativas e integradas de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais e demais formas de vegetação nativa no bioma Pantanal e Amazônia, para reduzir os efeitos da mudança climática que afeta todo o país.

Além do governador Helder Barbalho, outros governadores e representantes das regiões da Amazônia e Pantanal estiveram presentes no evento desta quarta, 5.

Na ocasião, o presidente Lula ressaltou que o encontro foi para promover a consciência ambiental na sociedade. “A questão ambiental não é mais uma questão de ativista, não é mais uma questão universitária, não é mais uma questão como se dizia antigamente, ativismo coletivo. A questão ambiental é um chamamento à responsabilidade dos nossos humanos”, disse.

Durante a solenidade, a ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, divulgou os avanços da União na área e citou alguns projetos e ações desenvolvidas no Estado do Pará, entre elas, a criação de duas Unidades de Conservação federais no Estado do Pará: as Reservas Extrativistas Filhos do Mangue e Viriandeua, além do convênio para controle do desmatamento e degradação florestal e a criação de políticas públicas voltadas à bioeconomia e os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climática (COP30) que acontecerá em Belém, em novembro de 2025.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém, PB
Atualizado às 10h06
28°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 33°

28° Sensação
3.44 km/h Vento
46% Umidade do ar
86% (0.52mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 20° Máx. 32°

Tempo limpo
Amanhã (27/06)

Mín. 21° Máx. 32°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias