Domingo, 14 de Julho de 2024 01:16
(93) 99227-6189
Geral AVALIAÇÃO POSITIVA

Para Sedap, Festival Internacional do Chocolate de Altamira está na rota dos grandes eventos

O titular da Secretaria, Giovanni Queiroz, destaca os bons resultados do Chocolat Xingu e garante o apoio do Estado ao Festival do Cacau de Medicil...

16/06/2024 19h35
Por: Marcos Santos Fonte: Secom Pará
Crédito: Leandro Reis / Ascom Sedap
Crédito: Leandro Reis / Ascom Sedap

A terceira edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau de Altamira apresenta resultados positivos para se consolidar como o mais visitado entre os eventos do segmento no Brasil. A avaliação é do secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, que acompanhou toda a programação, desde a abertura até o encerramento, neste domingo (16).

O titular da Sedap também visitou o município de Medicilândia, também na Região de Integração Xingu, grande produtora de cacau, acompanhando pelo prefeito Júlio César do Egito e produtores locais. Giovanni Queiroz esteve, ainda, em áreas de cultivo de cacau no município, maior produtor do fruto no Brasil. O secretário Giovanni Queiroz (2º a partir da esq.) acompanhou toda a programação do festival em Altamira

O secretário observou que o festival realizado em Altamira reuniu produtores de diferentes regiões do Estado. “Tem sido um sucesso total. Produtores de várias regiões, de municípios como São Félix do Xingu, Medicilândia, Pacajá, Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Marabá e de toda a Transamazônica (BR-230) aqui presentes. É uma forma de nós reverenciarmos quem realmente produz a melhor amêndoa de cacau do mundo”, destacou o gestor.

Giovanni Queiroz adiantou que, no início do próximo mês, será realizado o Festival do Cacau de Medicilândia. “Nos reunimos com o prefeito para discutir a nossa participação, como ocorre aqui em Altamira. O governador Helder Barbalho nos autorizou, e nós liberamos recursos para que a gente pudesse ter esse evento nesta dimensão, e com essa organização espetacular. Aproveitamos e visitamos lavouras de cacau com alta produtividade”, informou.

A variedade e qualidade dos produtos apresentados mostram o potencial do Pará no segmento de cacau e chocolateConhecimento- Um dos estandes mais visitados no festival foi o da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), que ofereceu receitas de chocolatiers e produtores formados pela Escola Indústria de Chocolate, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A coordenadora de Projetos Especiais da Faepa e presidente da Câmara Setorial do Cacau do Estado do Pará, Maria Gorete Gomes, que coordenou o espaço, lembrou que a Federação é uma das apoiadoras do festival e participou pela terceira vez do evento em Altamira. Este ano, acrescentou, a entidade transformou sua forma de estar presente.

“Nós renovamos porque coordenamos as escolas Indústrias de Chocolate, que foram construídas e adaptadas com o recurso do Funcacau, e parceria da Faepa e do Senar, onde nós já conseguimos formar vários e diversos chocolatiers. Eu acho que, se não fosse a pandemia (de Covid-19), nós teríamos muito mais. Mas nós já temos quase 100 chocolatiers formados nas nossas escolas”, frisou.

Um desses alunos é o premiado produtor e chocolatier Francisco Adailton, de Medicilândia. Para ele, a Escola Indústria representou para uma mudança no rumo profissional. Agora, Francisco aprimora seu conhecimento, e atua como produtor, chocolateiro e instrutor.

“Foi uma mudança de ares, posso dizer assim. Sou agricultor e produtor de cacau, e já trabalhei em outras empresas, não como chocolatier, mas como chocolateiro. Hoje, o Senar representa para mim praticamente 50% do meu movimento financeiro, onde sou instrutor há três anos. A Escola Indústria melhorou muito a minha produtividade”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santarém, PB
Atualizado às 00h09
20°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 33°

20° Sensação
4.61 km/h Vento
67% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)

Mín. 19° Máx. 32°

Tempo limpo
Amanhã (16/07)

Mín. 17° Máx. 33°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias