Nesta sexta-feira, 9, o governador do Pará, Helder Barbalho, em agenda no município de Altamira, sudoeste paraense, realizou a entrega do novo tomógrafo ao Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos (HGPCS), distrito da cidade. A entrega marca um importante momento para a saúde pública da região e representa um avanço significativo na capacidade de diagnóstico local. O tomógrafo será crucial para oferecer exames de alta tecnologia, essenciais para diagnósticos precisos e tratamentos adequados.
"Hoje entregamos um tomógrafo, aparelho fundamental para estruturar uma nova especialidade em saúde. É mais equipamentos e tecnologia em favor da saúde do município e que será instalado no Hospital do Estado, inaugurado por nós em 2020, e que atende toda a região, desde Novo Progresso até o limite com o estado do Mato Grosso", ponderou o chefe do Executivo paraense, Helder Barbalho.
A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, enfatizou que "a entrega do tomógrafo ao Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos é um reflexo do nosso compromisso em levar tecnologia de ponta para todas as regiões do Pará". "Com este equipamento, estamos garantindo que nossos cidadãos tenham acesso a exames de alta qualidade, o que é fundamental para um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz. Continuaremos a trabalhar para expandir e melhorar nossos serviços de saúde, sempre com o objetivo de oferecer o melhor atendimento possível para a população", declarou.
Para Douglas Rosa, diretor técnico do HGPCS, a aquisição do aparelho é mais um ganho para a população da região. "Antes a população tinha que se deslocar até outro município para realizar o exame. É um grande avanço e que irá impactar e melhorar a qualidade no atendimento, conseguindo de forma efetiva, diagnosticas precocemente algumas doenças e passar com mais clareza o diagnóstico e tratamento correto", disse.
Ao saber que a unidade hospitalar ganhará um tomógrafo, Maria Raimunda, que atua como assistente de sala de aula, expressou sua alegria. "A nossa região não tem o equipamento, por isso, será muito importante", afirmou.
Aquisição de equipamentos -No Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, o Governo fará mais uma entrega de um tomógrafo de 16 canais e um novo equipamento de Raio-X neste sábado, 10. O tomógrafo, projetado para oferecer imagens de alta resolução e garantir conforto para pacientes de diferentes biotipos, reflete um compromisso com a inclusão e a acessibilidade no atendimento médico.
O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, recebeu um tomógrafo em junho de 2024. Esta nova tecnologia é crucial para melhorar a qualidade dos exames de imagem na região sudoeste do Pará.
Em julho deste ano, o Hospital Regional Dr. Olímpio Cardoso (HRS), em Salinópolis, também recebeu o primeiro tomógrafo público da cidade. Com capacidade para realizar cerca de 600 exames mensais, o equipamento adquirido atende a demanda local e de municípios vizinhos, reforçando o acesso a exames de alta precisão na região nordeste do Pará.
A Secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, fala sobre as entregas de tomógrafos pelo Governo do Estado. "Este ano, entregamos tomógrafos em várias regiões do Pará. Essas entregas são um reflexo do nosso compromisso com a melhoria da saúde pública da população do estado".
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, foi contemplado com um tomógrafo de última geração no final de julho de 2024. Com 128 canais, o aparelho oferece imagens de altíssima resolução e reduz significativamente a exposição à radiação, melhorando a qualidade dos exames e garantindo maior segurança para os pacientes.
Por último, o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, recebeu um tomógrafo Philips Access TC em 30 de junho de 2021. Este equipamento, que realiza até 1.200 exames por mês, é equipado com tecnologia avançada para reduzir a radiação e aprimorar a precisão dos diagnósticos, beneficiando a população de Redenção e outras 14 cidades da região do Araguaia.
Essas entregas destacam o compromisso contínuo do Governo do Pará em investir na modernização da saúde pública, garantindo que todos os paraenses tenham acesso a equipamentos de diagnóstico de ponta para um atendimento médico de alta qualidade.
Texto: Bianca Botelho (Ascom Sespa)
Mín. 23° Máx. 32°
Mín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas