Em missão oficial ao Brasil, a ministra da Justiça e Segurança Pública da Noruega, Emilie Enger Mehl, visitou nesta quarta-feira (30) o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará, acompanhada por uma comitiva composta por autoridades norueguesas e escoltada pela Polícia Federal. A visita fez parte das agendas paralelas ao encontro do G20, que ocorre em Belém até esta sexta-feira (1/11).
A comitiva norueguesa, que inclui o secretário de Estado Hans-Peter Aasen, a secretária permanente Silje Lien Nilsen, o assessor Simen Andreas Nefstad Grinden e o embaixador Odd Magne Ruud, pôde conhecer as operações e medidas de segurança empregadas nas atividades portuárias na Amazônia.
Polícia Federal, a Guarda Portuária da Companhia Docas do Pará (CDP) e a Receita Federal apresentaram ações de fiscalização e proteção marítima na área portuária de Barcarena, com foco na segurança e no combate a crimes ambientais.
Durante a visita, a comitiva passou pelo Terminal de Uso Privado onde atua a empresa Hydro, da qual o governo norueguês é acionista. Ali, a Receita Federal fez uma demonstração de fiscalização com o auxílio de uma cadela farejadora, que identificou possíveis substâncias ilícitas em contêineres. Em seguida, o grupo visitou um terminal de logística de manganês, onde acompanharam a fiscalização do minério transportado pelo terminal.
Os representantes noruegueses também conheceram o trabalho do Grupo de Polícia Marítima (Gepom), uma divisão especializada da Polícia Federal que realiza operações regulares nos portos e rios do Pará, visando o combate ao tráfico e à proteção do ecossistema amazônico. A Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente (Damaz), da Polícia Federal, apresentou ainda iniciativas para a preservação ambiental e combate ao tráfico de animais e exploração ilegal de madeira, temas de interesse comum entre o Brasil e a Noruega.
A visita reforça o compromisso entre as duas nações na defesa de estratégias de segurança e sustentabilidade, com a Noruega, por meio de suas parcerias comerciais e de governança ambiental, reafirmando seu apoio à preservação da Amazônia e ao desenvolvimento de práticas de segurança na região.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuva