Cerca de 90 moradores das Comunidades Ajudante, Boa Vista, Abuí e Serrinha, localizadas no município de Oriximiná, região Oeste do Pará, celebraram uma conquista importante: a conclusão do ensino médio na modalidade de Estudo de Jovens e Adultos (EJA), oferecidos por meio do Projeto Educação pela Amazônia, uma iniciativa da Mineração Rio do Norte (MRN), em parceria com o Centro de Estudos Sociais Interestadual (CESI).
O projeto, que tem como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento profissional, alcançou mais uma etapa de sucesso com a formação de seus alunos. A cerimônia de entrega dos certificados foi marcada pela emoção dos participantes, que destacaram a importância da oportunidade de concluir os estudos e melhorar suas perspectivas de futuro. "Graças a Deus, hoje estou aqui realizando meu sonho", afirmou Rozilda Leal Moutinho, moradora da Comunidade Ajudante e uma das formandas. "Muitas vezes os netos vêm pedir informação e eu não tinha como ajudar. Isso me incentivou muito a terminar o meu estudo", completou.
A mesma chance de concluir os estudos foi alcançada por Ana Maria Siqueira Lima. “O que mais gostei foi de ter aquela oportunidade de conhecer as pessoas, de saber que futuramente a gente ia receber um certificado através deste curso. Os jovens da minha comunidade também aproveitaram o projeto para terminar o ensino médio e isso é de grande importância na vida deles”, ressaltou.
Com um total de 365 alunos formados em 2024, o Projeto Educação pela Amazônia demonstra seu impacto positivo nas comunidades da região. "Levando em consideração os desafios de trabalhar na Amazônia, a gente entende que esse é um processo de muito sucesso já que estamos chegando em diversos territórios e comunidades", afirmou Marcela Acioli, coordenadora do projeto pelo CESI.
O Educação pela Amazônia atua em 3 eixos de atuação: Elevação de Escolaridade, preparando o aluno para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja); Formação e Qualificação Profissional, preparando moradores da região para oportunidades de emprego na MRN ou em empresas locais; e Cursos Livres, oferecendo qualificação para profissionais interessados em iniciar seus próprios negócios, gerando renda de forma autônoma.
Em 2023, foram envolvidos moradores de 21 comunidades dos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro em um investimento de mais de R$ 1,1 milhão. Para a gerente de Recursos Humanos da MRN, Magda Damasceno, o "Educação pela Amazônia" é uma chance de garantir uma transformação na vida junto aos moradores das comunidades vizinhas à empresa. “Com este projeto, oferecemos aos participantes uma oportunidade que muitos não tiveram no passado: a chance de conquistar uma formação educacional. Estamos deixando um legado significativo na região, proporcionando às pessoas a liberdade de escolher os caminhos que desejam trilhar. Acreditamos que a educação tem o poder de transformar vidas, e para nós da MRN, é extremamente gratificante fazer parte dessa iniciativa”, declarou.
Fonte: MRN
Fotos: Vitor Bemerguy e Juracy Fernandes
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas