Domingo, 13 de Julho de 2025 08:46
(93) 99227-6189
Amazônia Manejo irregular

Fiscalização ambiental identifica irregularidades em projeto da Acorjuve e apreende mais de 4 mil m³ de madeira em Juruti

Operação conjunta resultou em embargo, multas e apreensão de balsa e toras após constatação de infrações ambientais no PAE Juruti Velho

31/05/2025 08h38
Por: Redação / Blog QP
Fiscalização ambiental identifica irregularidades em projeto da Acorjuve e apreende mais de 4 mil m³ de madeira em Juruti

Uma operação de fiscalização ambiental coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juruti (Semma), Polícia Ambiental, Polícia Militar e Base Candiru, identificou irregularidades no projeto de manejo florestal da Associação Comunitária ACORJUVE, resultando na apreensão de 4.465 metros cúbicos de madeira em tora, além do embargo das atividades e da apreensão de uma balsa utilizada para o transporte do material.

A ação foi realizada após denúncias da população sobre práticas irregulares na condução do projeto na região do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Juruti Velho. Durante a vistoria, as equipes de fiscalização constataram infrações ambientais que motivaram a lavratura de três autos de infração e a aplicação de multas no valor total de R$ 565.720,00.

De acordo com Tobias Brancher, diretor de fiscalização ambiental da Semas, a operação reforça o compromisso do Estado com a legalidade na exploração dos recursos naturais. “Nosso papel é garantir que qualquer atividade de manejo florestal seja conduzida dentro da legalidade, respeitando os parâmetros técnicos e as condições estabelecidas na licença", afirmou.

Além da madeira, todo o material apreendido foi colocado sob termo de depósito, o que impede o transporte ou a comercialização até que o processo administrativo seja julgado pela Semas. O embargo da área permanecerá em vigor até que todas as irregularidades sejam sanadas e o projeto esteja de acordo com as exigências legais e ambientais.

A Prefeitura de Juruti, por meio da Semma, informou que continuará atuando de forma integrada com os órgãos estaduais e federais para assegurar que os projetos de manejo florestal na região estejam comprometidos com a sustentabilidade e os reais interesses das comunidades locais.

A ACORJUVE ainda não se manifestou oficialmente sobre as irregularidades constatadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Santarém, PB
Atualizado às 07h07
19°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 32°

19° Sensação
4.41 km/h Vento
77% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)

Mín. 18° Máx. 32°

Chuvas esparsas
Amanhã (15/07)

Mín. 19° Máx. 33°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias