Faltando menos de 90 dias para as eleições municipais de outubro, o clima em vários municípios fica cada vez mais tenso. Em cidades onde o atual gestor está com baixa popularidade e despencando nas pesquisas de intenções de votos, assessores, familiares e servidores temporários pendurados na folha de prefeituras Brasil afora tentam intimidar os adversários que lideram a corrida pela sucessão municipal.
No município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, o ex-prefeito Jailson da Costa Alves, está sofrendo uma série de intimidações, injúrias, calúnia, difamação e ameaças por pessoas ligadas ao atual prefeito da cidade. No último dia 24 de maio, por exemplo, ele registrou um boletim de ocorrência informando ter sofrido ameaça de morte de um funcionário da prefeitura, Franklin Benjamin Machado Portela.
Conforme apurou o Quarto Poder, o BO nº 00513/2024.100189-0, o ex-prefeito relata que no dia 17 de maio deste ano, por volta das 19h29, o ex-prefeito Jailson Alves estava em sua residência, na rua Princesa Isabel, no bairro Esperança, quando recebeu um áudio encaminhado pelo vereador Marlon, informando que Franklin Benjamim Portela Machado, irmão de criação do prefeito Marco Antônio, teria encaminhado um áudio em grupos de Whatsapp, onde o servidor, que é lotado como chefe de seção, faz ameaças veladas ao ex-gestor municipal, que é pré-candidato a prefeito do município.
No registro feito por Jailson Alves, consta a frase "o que vou aprontar com ele, se fosse ele, mudava de município, porque no mínimo vai levar um tiro na cara'. Sentindo-se ameaçado, Jailson Alves decidiu representar criminalmente contra o servidor.
Ao delegado Wiliam Richer Fonseca, o pré-candidato informou que não sabe dizer o motivo para que Franklin o ameaçasse de morte em grupos de mensagens.
Jailson Alves apresentou áudios e prints de conversas que comprovam as ameaças feitas pelo servidor da prefeitura.
O delegado Wiliam Richer instaurou um inquérito policial e encaminhou a denúncia à Justiça. O processo nº 0809275-77.2024.8.14.0051 está tramitando na 2ª Vara Criminal de Santarém, e foi classificado como crimes contra a honra.
Jailson da Costa Alves foi vereador em Santarém, no período de 2009 a 2012 e prefeito de Mojuí dos Campos, por dois mandatos, de 2013 a 2020. Ele é pré-candidato a Prefeitura pelo PSD e lidera as pesquisas de intenções de votos.
A violência online contra pré-candidatos e até mesmo contra eleitores que seus pontos de vista de forma pacífica é uma ameaça também à democracia. As agressões verbais em grupos de mensagens de aplicativos ameaçam profundamente o exercício de direitos políticos por pessoas que surgem como alvos de grupos que não aceitam deixar o poder pela vontade popular.
O QP tentou contato com o servidor citado nesta matéria, mas até o fechamento desta edição, não conseguimos localizá-lo. O espaço segue aberto para os devidos contrapontos e será incorporado à publicação.
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 34°
Tempo limpo